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JUN
06
06 JUN 2025
EDUCAÇÃO
Curso sobre Relações Étnico-Raciais capacita educadores da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste
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A Secretaria de Educação de Santa Bárbara d’Oeste concluiu, na última quinta-feira (5), o curso de formação continuada “Relações Étnico-Raciais e o Educador: o que preciso saber?”. A iniciativa, com carga de 40 horas, contou com a participação de 18 educadores da rede municipal e instituições parceiras.

O curso teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais da educação sobre a diversidade étnico-racial brasileira, promovendo o enfrentamento ao racismo estrutural no ambiente escolar e valorizando a história e cultura afro-brasileira e indígena. 

A formação cumpre o que determinam as leis federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatórios os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar.

Durante os encontros, os educadores participantes receberam subsídios teóricos e práticos para compreender a diversidade cultural presente nas escolas e promover ações pedagógicas voltadas à equidade racial. 

A proposta do curso é fortalecer a atuação docente com base em uma educação antirracista, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Além de reconhecer a existência do racismo, a formação também incentivou o desenvolvimento de estratégias para combatê-lo em todas as suas formas, com foco especial na realidade educacional.

Premiação

Em abril, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação, foi contemplada com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento faz parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

O selo tem como objetivo valorizar as secretarias de Educação que se destacam por implementar políticas, programas e ações voltadas à formação de profissionais da educação para a aplicação da legislação que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana, indígena e quilombola no currículo escolar.
 
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