Santa Bárbara d’Oeste concluiu neste domingo (13) sua participação nos 67º Jogos Regionais, disputados em Bragança Paulista entre 4 e 13 de julho, alcançando a 12ª colocação geral entre as 44 cidades participantes, com 58 pontos somados. O desempenho foi marcado pela garra dos atletas barbarenses e pela força das equipes de base, que treinam nas escolinhas do município e já se destacam em competições regionais.
Ao todo, Santa Bárbara conquistou uma medalha de ouro, cinco de prata e oito de bronze, além de diversas classificações entre os primeiros colocados, reafirmando a vocação da cidade para a formação e o desenvolvimento de talentos.
“Um dos grandes orgulhos desta participação foi a expressiva presença das equipes de base, formadas por jovens atletas que treinam nas escolinhas gratuitas mantidas pela Secretaria Municipal de Esportes. Esses talentos já representam a cidade em ligas e campeonatos e mostraram que o futuro do esporte barbarense está bem encaminhado”, afirmou o secretário de Esportes Vinicius Furlan.
“A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e a Secretaria Municipal de Esportes agradecem a todos os atletas, comissões técnicas e equipe de apoio pelo empenho e dedicação durante os Jogos Regionais. Cada resultado é fruto do trabalho coletivo e do amor pelo esporte e pela nossa cidade”, completou o secretário.
Destaques por modalidade
No badminton, Santa Bárbara conquistou quatro medalhas de bronze. No feminino, Gabriela dos Santos e Aline Silvério subiram no pódio nas disputas por equipe e em dupla e Aline conquistou a medalha no individual. Já no masculino, a dupla formada por Rafael Pizzi e Cleber Alves também garantiu o bronze.
O grande nome do atletismo foi Filipe Miranda, que conquistou o ouro nos 5 km e a prata nos 10 km. Jean Reinas levou a prata na marcha atlética, enquanto Davilson Moreira Alves brilhou com o bronze no salto com vara e a prata no decatlo.
A equipe masculina ainda ficou com a 6ª colocação geral, e, no feminino, Maria de Fátima da Silveira e Leandra Piveta asseguraram resultados expressivos, com Leandra alcançando índice para os Jogos Abertos na marcha atlética.
Na ginástica artística sub-13, a equipe formada por Yasmin Marchiori, Iara Rodrigues Defante, Isabela Martins, Helena Surge, Maria Eduarda dos Santos, Giovana Dantas, Victoria Borin e Lavínia Bignotto conquistou a medalha de prata, sob comando da comissão técnica formada por Fran Hernades e Carolina Rocha.
No judô, Thiago de Morais Amadio garantiu o bronze na categoria 60 kg. Já no karatê, a equipe masculina conquistou a prata no kata por equipes (com Davi, Rodrigo e Rafael) e Rafael Santana ainda faturou o bronze no kata individual.
O ciclismo barbarense também deixou sua marca com o bronze na prova de resistência, conquistado por Eduardo Barreto, além de boas colocações com Leonardo Benedetti (4º) e Leonardo Torres (6º). A equipe masculina fechou a competição em 4º lugar geral.
Entre as modalidades coletivas, a cidade ficou próxima do pódio em diversas disputas:
4ª colocação no handebol feminino sub-21
4ª colocação no tênis masculino sub-21
4ª colocação no xadrez masculino sub-21
5ª colocação no basquete 3x3
6ª colocação na natação masculina e feminina