O Programa “Saúde sem Tabaco” promoveu nesta segunda-feira (14) a última reunião terapêutica do atual grupo, em encontro realizado no Centro Social Urbano. A iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com encontros semanais durante aproximadamente três meses. Após as reuniões terapêuticas, serão iniciadas as reuniões de manutenção a partir da próxima semana, antes do encerramento do grupo, previsto para agosto.
Desde o mês de maio, os participantes já passaram por acolhimento com preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina, reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal.
O programa “Saúde Sem Tabaco” oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de serviço social aos participantes. Todos os profissionais envolvidos foram capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.
Pessoas interessadas em participar de novas turmas devem se inscrever na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência. Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término das atividades no grupo antitabagismo.