O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) de Santa Bárbara d’Oeste realizou na última sexta-feira (18) sua tradicional Festa Julina, reunindo pacientes, familiares e a equipe multidisciplinar do serviço de saúde mental.
O evento contou com comidas típicas, brincadeiras, o tradicional bingo e quadrilha, que envolveu a todos - pacientes, familiares e profissionais. A iniciativa teve como objetivo, além do lazer, proporcionar um espaço de socialização e interação entre os participantes.
“A Festa Julina é mais do que um momento festivo. Ela se torna um instrumento terapêutico que fortalece os vínculos afetivos e o sentimento de pertencimento entre nossos pacientes, suas famílias e a comunidade. Entendemos que saúde mental é uma construção contínua, e eventos como este são fundamentais nesse processo”, destacou Carlos Alberto Ciorlin, coordenador do Capsi.
A ação foi promovida pela equipe do Capsi, formada por psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, orientadores socioeducativos, assistente social e psiquiatra, que participaram ativamente das atividades e celebraram, junto ao público, a importância do cuidado em saúde mental de forma humanizada e integrada.
Sobre o Capsi
O Capsi é responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes com demandas em saúde mental. O prédio do serviço em Santa Bárbara, inaugurado em 2024, conta com consultórios, sala de ludoterapia, sala de atendimento em grupo equipada com áudio e vídeo, sala para elaboração de oficinas, sala para oficina culinária, sala de enfermagem, apoio administrativo e para funcionários, ampla recepção e sala de espera, sanitários adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, pátio coberto e área externa para trabalho de horta.
Com 625 metros quadrados de área construída, a unidade está situada à Rua Tucanos, 406, no São Francisco 2. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Além do CAPS Infantojuvenil, o Departamento de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste também conta com o CAPS II, onde é feito o acompanhamento de demandas de adultos, não relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, e o CAPS AD, que realiza o acompanhamento de usuários com demandas graves, devido ao uso de álcool e outras drogas.