A Secretaria de Educação de Santa Bárbara d´Oeste segue com as formações anuais de primeiros socorros seguindo as diretrizes da Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018). O objetivo é preparar os funcionários para possíveis atendimentos emergenciais nas unidades escolares, prestando socorro adequado até que se tenha acesso à profissionais de saúde especializados.
Dentre os conteúdos abordados estão manobra de desengasgo, parada respiratória, convulsão e desmaio, febre e ferimentos leves, intoxicação, fratura e quedas, dentre outros.
A formação foi iniciada em junho em parceria com o DAE (Departamento de Água e Esgoto) e abrangerá professores e profissionais da educação infantil e ensino fundamental, do ensino público e privado.
Já foram atendidas cinco unidades escolares conveniadas com a Prefeitura. Os encontros são realizados às terças e quintas, na escola, com duração de duas horas. A previsão é que a formação das escolas conveniadas seja finalizada em 22 de setembro. As escolas da Rede Municipal de Ensino também receberão o treinamento, que será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde.
A Lei
A Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada no dia 4 de outubro de 2018. A necessidade dessa lei ocorreu devido a um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento. A lei determina que escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.