O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, em parceria com a Escola Estadual Emílio Romi, concluiu nesta terça-feira (25) a distribuição de mudas de árvores referente ao ano de 2025 pelo Projeto Refloresta. A iniciativa promove o plantio de espécies nativas e contribui para a recuperação ambiental do município.
Somente no segundo semestre, foram entregues 1.240 mudas, que somadas às 725 distribuídas no primeiro semestre, totalizam 1.965 mudas ao longo de 2025. Desde a implantação do projeto, em 2020, já foram disponibilizadas 6.387 mudas, evidenciando a efetividade e o comprometimento da parceria com ações de sustentabilidade e educação ambiental.
Na entrega final deste ano, foram disponibilizadas ao município mudas de diversas espécies nativas, entre elas: guapuruvú, jatobá, cedro-rosa, pau-viola, embira-de-sapo, angico-vermelho, angico-branco, tamboril, jequitibá-branco, ipê-verde, ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-roxo-de-bola, tamanqueiro, canafístula, dedaleiro, aroeira-pimenteira, mata-pasto, canudo-de-pito, sangra-d’água e paineira-rosa.
Prêmio Ação pela Água
O Projeto Refloresta foi selecionado como finalista do 9º Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio PCJ – um dos principais reconhecimentos regionais dedicados à gestão sustentável dos recursos hídricos. A cerimônia de premiação será realizada nesta sexta-feira (28).
A iniciativa reafirma o compromisso do DAE e da Escola Estadual Emílio Romi com a preservação ambiental e com a conscientização da comunidade sobre a importância das espécies nativas para o equilíbrio ecológico. O Refloresta integra o programa Águas Bárbaras, desenvolvido pelo DAE para a proteção e recuperação dos mananciais do município.
DAE/SBO









