O Município de Santa Bárbara d’Oeste recebeu nesta terça-feira (9) a certificação do programa “Município Verde Azul”, em ato promovido pelo Governo do Estado de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes. Na edição, Santa Bárbara somou 80,5 pontos, ocupando a 16ª posição entre as cidades do grupo 4 (municípios entre 100.000 e 499.999 habitantes).
Esta foi a primeira edição após a revisão metodológica realizada em 2024, que fortaleceu os critérios técnicos, atualizou indicadores e alinhou o programa a temas estratégicos como mudanças climáticas, governança ambiental, planejamento territorial e gestão hídrica. Ao todo, 347 municípios aderiram voluntariamente ao ciclo, com 103 municípios certificados.
“A primeira vez que recebemos esse selo foi em 2013, quando estava à frente da Secretaria de Meio Ambiente. E, desde então, notamos avanços constantes em Santa Bárbara d’Oeste nos quesitos relacionados ao plantio de árvores, com a maior ação da nossa história, gerenciamento de resíduos e da coleta seletiva, ampliando ano a ano o volume coletado, saneamento, com água de qualidade e 100% de esgoto tratado, educação ambiental, com o CESB, áreas de qualidade de vida, entre outros”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.
A avaliação dos municípios no ciclo 2024/2025 levou em consideração o desempenho em dez diretivas: Governança Ambiental, Adaptação às Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Saneamento Básico, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar e Mitigação de Gases de Efeito Estufa, Biodiversidade, Arborização Urbana, Recursos Hídricos e Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP).