A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Promoção Social, reforça a importância da atualização do Cadastro Único, procedimento essencial para a manutenção de benefícios sociais. Atualmente, o município conta com 10.995 famílias cadastradas, com Taxa de Atualização Cadastral (TAC) de 79,3% em 2025.
Por meio do Cadastro Único, as famílias podem acessar diversos programas e benefícios nas esferas municipal, estadual e federal, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social nas contas de energia elétrica e água, entre outros, conforme os critérios específicos de cada programa.
A atualização do Cadastro Único deve ser realizada a cada dois anos ou sempre que houver mudança de endereço, renda ou composição familiar. A medida é fundamental para evitar o bloqueio ou cancelamento dos benefícios. Além disso, os beneficiários do programa Bolsa Família devem cumprir as condicionalidades nas áreas de Educação e Saúde, como frequência escolar e acompanhamento de saúde.
Para orientações, solicitação de inclusão ou atualização no Cadastro Único, os interessados devem procurar o CRAS ou NAS mais próximo de sua residência, ou a Central do Cadastro Único para Programas Sociais, localizada na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 2000, Jardim Colina.
Balanço
Em 2025, foram realizados 3.762 atendimentos relacionados ao Cadastro Único nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), NAS (Núcleos de Assistência Social), na Central do Cadastro Único e em domicílio. No mesmo período, a Central do Cadastro Único realizou 1.257 visitas domiciliares para orientação, inclusão ou atualização cadastral.









