Ações no Município terão início no dia 2 e se estenderão até o dia 12 de fevereiro
O Centro de Referência em Saúde da Mulher, vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, promoverá a partir da próxima segunda-feira (2) uma série de atividades alusivas à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A iniciativa tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. No Município, as ações se estenderão até o dia 12 de fevereiro.
Será o segundo ano consecutivo que o setor, por meio de uma equipe multidisciplinar, realizará diversas ações internas e externas com ênfase no tema. A proposta é conscientizar os adolescentes de forma lúdica a conhecerem o seu corpo, promovendo a valorização da vida e o autocuidado de forma efetiva, por meio de orientações e atividades educativas sobre saúde sexual e reprodutiva, com foco na prevenção.
A programação contará com atividades na Guarda Mirim, nos dias 5 e 6; no Centro de Referência em Saúde da Mulher, com a participação de adolescentes da Casa da Criança e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), nos dias 10 e 11, respectivamente; e na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Conjunto Romano, no dia 12. No período, os demais setores da Saúde também estarão envolvidos com a temática, por meio de Salas de Espera Ativa e decoração especial.
Para ter acesso aos serviços, basta comparecer ao Centro de Referência em Saúde da Mulher e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis. O setor está localizado na Rua Floriano Peixoto, 780, no Centro (ao lado do Centro de Exames e Diagnósticos), próximo ao Terminal Urbano. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Prevenção da Gravidez na Adolescência
Em janeiro de 2019, foi sancionada a Lei Federal n° 13.798, que incluiu no Estatuto da Criança e do Adolescente o art.8º- A, instituindo a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A iniciativa ocorre anualmente, na semana que inclui o dia 1º de fevereiro.
De acordo com o Ministério da Saúde, os adolescentes - indivíduos com idades entre 10 e 20 anos incompletos - representam entre 20% e 30% da população mundial; estima-se que no Brasil essa proporção alcance 23%. Dentre os problemas de saúde nessa faixa etária, a gravidez se sobressai em quase todos os países e, em especial, nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.
Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos.









