O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Bárbara d´Oeste, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, promove programação especial em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.
O objetivo é dar visibilidade à pessoa idosa e promover a valorização e inclusão, além de evidenciar e potencializar as políticas públicas e o disque 100, disponível para denúncias e orientações sobre direitos e deveres deste público. Os eventos são gratuitos e abertos à população idosa do Município.
No dia 30 de setembro, quarta-feira, a partir das 7h30, haverá aulas especiais do Programa QualiVida no Ginásio “J.J. Bellani”, localizado na Rua Sábato Ronsini, 1.001, Jardim Itamaraty. Os encontros serão com o professor Cleber, que conduzirá uma aula de dança, e com a professora Mylena, que promoverá aula de alongamento/relaxamento.
E no dia 1º de outubro, quinta-feira, terá uma manhã especial de celebração, valorização e reconhecimento da pessoa idosa no Salão Nobre da Secretaria da Educação, localizado na Rua Graça Martins, 680, Centro. Às 8h30 será a recepção com café da manhã. A abertura oficial do evento está marcada para as 9 horas, com uma apresentação da Orquestra de Violas. E, a partir das 9h30, haverá palestra sobre “Pessoa Idosa e a Longevidade” com o psicólogo José Augusto Araújo.
O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído pela ONU para valorizar e proteger os direitos da terceira idade em 1990. No Brasil a data alinha-se à Lei nº 11.433/2006 para conscientizar sobre o envelhecimento populacional, combater o etarismo (preconceito de idade) e promover políticas públicas de saúde e inclusão.









