19 OUT 2022
Gastronomia de 15 países é retratada na 30ª Feira das Nações de Santa Bárbara

A Praça de Alimentação é um dos destaques de todas as edições da Feira das Nações de Santa Bárbara d’Oeste. A 30ª Feira trará as delícias gastronômicas da Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México, Nações Africanas, Portugal, Síria e Turquia, conforme cardápio abaixo. O menu do evento será de responsabilidade de 15 entidades – o que ajuda na manutenção dos serviços das instituições na cidade.

O público presente poderá degustar os pratos da Associação de Beneficência e Educação ABE – Casa da Criança, Associação de Pessoas com Necessidades Especiais e Famílias de Santa Bárbara d'Oeste, AMEV - Associação Assistencial para Melhoria de Vida, Rotary Club de Santa Bárbara d'Oeste, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, AMAI (Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos em Santa Bárbara d'Oeste), Serviço de Assistência Social – MEIMEI, Associação de Moradores do Bairro Mollon, Centro Espírita Maria Goretti, Guarda Mirim de Santa Bárbara d'Oeste, Serviço Social em Promoção a Cidadania Imaculada Conceição, Associação Vinde a Luz, Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d'Oeste, Serviço de Obras Sociais – SOS e Serviço Paroquial de Assistência Social de Santa Bárbara.

Esses participantes foram selecionados via Chamamento Público para Credenciamento de Organizações da Sociedade Civil (OSC), Organizações Sociais (OS) e Entidades Beneficentes sem fins lucrativos, visando a composição da Praça de Alimentação. O edital foi aberto em setembro pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo Social de Solidariedade.

Confira os pratos principais da edição:

Portugal (Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos em Santa Bárbara d'Oeste)
Porção de Bolinho de Bacalhau

China (Santa Casa de Misericórdia – Hospital Santa Bárbara)
Frango Xadrez

Síria (Rotary Club de Santa Bárbara d'Oeste)
Kibe Frito recheado

Chile (Amev - Associação Assistencial para Melhoria de Vida)
Empanadas

França (Guarda Mirim de Santa Bárbara d´Oeste)
Crepe Francês (salgado e doce)

Brasil (Associação Vinde a Luz)
Vaca Atolada

Japão (APNEF - Associação das Pessoas com Necessidades Especiais e Famílias de Santa Bárbara)
Yakisoba

Estados Unidos (Serviço de Assistência Social - Meimei)
Cheese Burger

Nações Africanas (Centro Espírita Maria Goretti)
Arroz Jollof com Kebab

Argentina (APAE)
Arroz Carreteiro

Espanha (Amobam)
Churros de Chocolate ou Doce de Leite

Turquia (Serviço Social em Promoção a Cidadania Imaculada Conceição)
Kebab

México (Rotary Club de Santa Bárbara d'Oeste - Progresso)
Burrito Simples

Alemanha (Casa da Criança de Santa Bárbara d’Oeste)
Joelho de Porco à Moda Alemã

Itália (Creche Papa João Paulo II)
Talharim Fresco ao Sugo

Evento

A Feira acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Complexo Usina Santa Bárbara, na Rua Aristeo Carlos Pereira, no Residencial Dona Margarida, com entrada gratuita. A 30ª Feira das Nações de Santa Bárbara d'Oeste é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Município de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com patrocínio da Cervejaria 3 Américas, rádio oficial Santa Bárbara FM 95,9 MHz.

Realizada pela primeira vez em 1983, a Feira das Nações celebra a história de diversas nações e culturas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Além da gastronomia dos diferentes países cujos povos imigraram para Santa Bárbara d’Oeste, a Feira das Nações também resgatará a cultura dessas nações por meio da cultura e da arte regional, reunindo artistas dos mais variados segmentos, como teatro, dança, circo, orquestras, artes visuais e cultura popular, entre outros.