01 JUN 2023
AGENDA CULTURAL
Santa Bárbara candidata à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, divulgou nesta quarta-feira (31) em suas redes sociais a candidatura da cidade à Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Após ser aprovado no programa Cria SP - Cidades Criativas, etapa do Governo do Estado de São Paulo, o Município formalizou sua candidatura ao Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal, em parceria com os Ministérios da Cultura e do Turismo.

A etapa nacional é responsável em indicar dois municípios em todo o Brasil para a fase final da candidatura ao seleto grupo mundial que utiliza a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

“Divulgamos um vídeo para nossa candidatura, demonstrando um pouco da nossa história e ressaltamos, entre tantas virtudes barbarenses, a força da nossa gastronomia. Vamos juntos celebrar o nosso melhor momento!”, enfatizou Piovezan. “Deixamos para trás grandes desafios e enfrentaremos os novos que estão pela frente, colocando o carinho e respeito pela nossa cidade como os combustíveis do nosso trabalho. Temos orgulho da nossa história e da nossa cidade!”, complementou o chefe do Executivo.

O processo de construção da candidatura iniciou ainda em julho de 2022 quando Santa Bárbara participou da Conferência Internacional da UNESCO com as cidades que já compõe a rede, em Santos. A partir disto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a iniciativa privada e a sociedade civil, realizou diversos encontros com o intuito de reunir informações relacionadas ao campo gastronômico - tema principal da candidatura barbarense.

O Município foi selecionado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa com processo de consultoria em parceria com a Associação Amigos da Arte, visando a elaboração do Plano de Economia Criativo dedicado ao campo gastronômico.

Em dezembro do ano passado, houve oficialmente a entrega do Plano em solenidade, em São Paulo, pelos municípios que tiveram acesso aos resultados destes seis meses de trabalho. “Para a candidatura lançamos o site do Creative City [creativecity.culturasbo.com], com um dossiê do potencial gastronômico da cidade, com informações que constam no formulário de candidatura, fotos e vídeo oficial para que a população acompanhem nossas ações”, frisou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. “Agradeço o empenho em todas as fases de todos os colaboradores das secretarias envolvidas, conselhos e os empreendedores gastronômicos”, completou.

Histórico de Santa Bárbara d'Oeste | Creative City of Gastronomy

Cidade com fácil acesso rodoviário e aéreo, dista 138 km da capital e 50 km do Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas), é uma das cidades de médio porte no Brasil que mais cresce no Estado de São Paulo. Considerada pela revista IstoÉ a número 1 no ranking de melhor qualidade de vida. Sua população atual é estimada em 195.278 habitantes e seu território possui 272,10 km2.

A construção de uma capela em homenagem à sua padroeira, Santa Bárbara, o cultivo da cana-de-açúcar, os grandes engenhos e a indústria de açúcar e álcool ajudaram a construir a história da cidade, povoada por lavradores, colonos europeus, italianos, imigrantes norte-americanos e brasileiros migrantes de diversas regiões do país que encontraram no território oportunidades de trabalho na área rural e nas indústrias.

Os números registram altos índices de desenvolvimento, segurança e destaque nas áreas de gastronomia, cultura, educação e lazer. A cidade possui infraestrutura completa com a presença de hotéis, pousadas, restaurantes, churrascarias, cafeterias, hamburguerias, choperias, sorveterias, bares e lanchonetes, ranchos, pesqueiros, cinema, shopping, praças e áreas de lazer, teatros e museus. Entre 9 edificações tombadas como Patrimônio Histórico Material, os espaços são usados para a realização de eventos criativos e visitação turística.