18 SET 2023
SAÚDE
Santa Bárbara promove orientações na Semana de Mobilização para Prevenção da Febre Maculosa

De 18 a 22 de setembro é marcado com a Semana de Mobilização para Prevenção da Febre Maculosa promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. Em Santa Bárbara d'Oeste, a Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (18) com curso de atualização dos técnicos municipais via webinar promovido pela Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado. Como parte da programação, haverá ainda palestras, exposições, visitas e divulgação de material informativo.

Seguindo cronograma permanente das ações de Educação em Saúde, os técnicos do Município realizarão palestras para orientação de alunos da Rede Municipal e Estadual ao longo da semana nesta terça-feira (19) para alunos da Escola Estadual “Profª Maria de Lourdes Beozzo Franchi”, no Parque dos Jacarandás, e na quarta-feira (20) para os alunos da Escola Estadual “Profª Sônia Aparecida Bataglia Cardoso”, na própria unidade escolar, e para educandos do CIEP “Leonel de Moura Brizola”, no Centro Ecológico de Santa Bárbara (CESB), no bairro São Joaquim.

Na agenda da Semana de Mobilização na cidade, por sua vez, os agentes seguem fazendo as visitas para investigação passiva dos Locais Prováveis de Infecção (LPI), de pacientes suspeitos de Febre Maculosa, com o objetivo de determinar o local onde as pessoas foram picadas por carrapatos, contribuindo assim para o mapeamento das áreas de risco no Município.

Além disso, a Prefeitura, por meio do Departamento de Vigilância em Zoonoses, vinculado à Secretaria de Saúde, divulgará um informativo contendo informações importantes para a prevenção da doença.

Ações ininterruptas

O Departamento realiza constantemente o monitoramento de áreas de riscos e casos suspeitos e confirmados de Febre Maculosa Brasileira. Todos os casos suspeitos notificados são encaminhados ao setor, que realiza visita e investigação, para descobrir o local que a pessoa frequentou e orientar quanto aos cuidados necessários, além de mapear os pontos com presença de carrapatos.

Os locais do Município, com presença do carrapato-estrela, possuem placas de identificação, sendo classificados como áreas de risco ou de transmissão de Febre Maculosa Brasileira.

Além disso, o setor realiza ao longo do ano diversas ações de informação e orientação, por meio de palestras, entrevistas e distribuição de panfletos, voltados tanto à população, quanto aos profissionais da Secretaria de Saúde (médicos, enfermeiros e outros).

Doença

A Febre Maculosa Brasileira é uma doença infecciosa de letalidade alta, causada por uma bactéria da espécie Rickettsia rickettsii. Esta bactéria é transmitida ao homem em nossa região por meio da picada do carrapato (vetor) da espécie Amblyomma sculptum, popularmente denominado de carrapato estrela. O carrapato é de ocorrência comum em capivaras, gambás e outros animais silvestres, mas também pode acometer animais domésticos, como cavalos e cães.

Devido à presença e ao comportamento do carrapato vetor, a doença é mais comumente adquirida por pessoas que frequentam áreas rurais e peri urbanas, regiões com matas e capineiras, próximas a cursos d’água como rios, córregos e lagoas.

Orientações

Os sintomas da doença se caracterizam por febre de aparecimento súbito, mal estar geral, dores musculares e na cabeça, podendo ainda aparecer vômitos e diarréia. Com a evolução podem aparecer as manchas avermelhadas nos membros inferiores, na palma das mãos e planta dos pés. A doença possui tratamento por meio de antibiótico específico disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas que deve ser iniciado nos primeiros sinais e sintomas.

É importante a população ficar alerta quanto a frequentar áreas de risco de transmissão da doença (matas, beiras de rio, áreas de pescaria, etc) e, apresentando os sintomas (febre, dor no corpo, fraqueza), procurar um serviço de saúde para início do tratamento, relatando ao médico que frequentou áreas de risco e/ou teve contato com carrapatos nos últimos 15 dias.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, ou pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br.