Mais de 100 atores voluntários já pisam no Complexo Usina Santa Bárbara para os ensaios da 25ª edição do Espetáculo Via Crucis. Há 15 dias para a estreia, os preparativos para a peça entram na reta final com a montagem da cenografia, arquibancada e os ajustes na marcação das cenas e coreografias.
Em produção grandiosa, o mais consolidado espetáculo teatral do interior do Estado de São Paulo acontecerá de 26 a 31 de março, sempre às 20 horas, mais uma vez no Complexo Usina Santa Bárbara, no Residencial Dona Margarida, com entrada gratuita.
Segundo o diretor artístico, Otávio Delaneza, os 25 anos do Espetáculo contemplará 31 cenas com prólogo e epílogo, ganhando uma coreografia de abertura grandiosa pelo uso da dança-teatro, tendo como personagens mulheres do mundo todo com seus filhos.
“Algumas passagens bíblicas foram retomadas com novas roupagens como bodas de caná, o nascimento de Jesus e o batismo. Para este ano a cenografia está projetada para trazer dinamismos para as cenas e trocas, além de efeitos especiais e ilusão de ótica serão usados para compor cenas como a da tentação, a ressurreição e ‘grand finale’”, comentou Delaneza.
Sobre a construção do texto dessa edição, o dramaturgo Almir Pugina explicou que foi inspirada na linguagem bíblica dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João - principal fonte de pesquisa e inspiração, com foco nos relatos históricos. Outras fontes históricas serviram de informações para as construções dos diálogos das cenas e definições das passagens que serão encenadas neste ano, segundo Pugina que também atuará no Espetáculo como Sacerdote Anás.
“O texto ainda traz um tributo à mulher-mãe e ao ventre materno. O que me motivou a seguir esse viés é a presença expressiva das mulheres dentro do projeto que sempre nos induz a pesquisar a importância da figura feminina tanto nas Escrituras Sagradas quanto nas Fontes Históricas de modo a dar oportunidade para que estejam como protagonistas nessa encenação. Trazê-las à Luz da histórica passagem de Jesus na Terra também é uma importante função desse Projeto”, explicou.
A 25ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio da TRBR e apoio da Indústrias Romi, Supermercados Pague Menos, Tivoli Shopping e Unimed Santa Bárbara Americana, media partner EPTV e Todo Dia.
Exposição
Instalada em frente os restaurantes Coco Bambu e Outback, a exposição “A Paixão em Cenas” ainda pode ser visitada no Tivoli Shopping. A mostra registra as apresentações do Espetáculo Via Crucis, que comemora 25 edições neste ano, e valoriza a história do Município e da arte dentro dele. Enaltecendo ainda os artistas locais, sendo eles fotógrafos, atores, diretores, dramaturgos e figurinistas, bem como o público que mantém o “Via Crucis” em sua trajetória de vida.
A mostra desta edição narrará em fotos o nascimento do Espetáculo Via Crucis, em 1998, consolidando uma história que sensibiliza, renova, emociona e leva à reflexão, sendo um lampejo de encantamento, instigando à contemplação, ao mesmo tempo em que aguça o olhar artístico, reflexivo e curioso do espectador através de imagens de absoluto primor estético.
Após um período no Tivoli Shopping, a “A Paixão em Cenas” deste ano será enviada para os dias de espetáculo no Complexo Usina Santa Bárbara. O Tivoli Shopping está localizado na Rua do Ósmio, 699, no Mollon, e funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo das 11 às 22 horas.
Serviço:
Espetáculo Via Crucis • 25ª edição
De 26 a 31 de março de 2024, sempre às 20 horas
Local: Complexo Usina Santa Bárbara (Rua Aristeo Carlos Pereira, s/nº, Residencial Dona Margarida, Santa Bárbara d’Oeste/SP)
Entrada gratuita
Redes sociais:
Instagram (instagram.com/espetaculoviacrucis)
Facebook (facebook.com/espetaculoviacrucis)
Youtube (www.youtube.com/espetaculoviacrucis)