11 MAR 2024
Ensaios do 25º Espetáculo Via Crucis são realizados no Complexo Usina Santa Bárbara

Mais de 100 atores voluntários já pisam no Complexo Usina Santa Bárbara para os ensaios da 25ª edição do Espetáculo Via Crucis. Há 15 dias para a estreia, os preparativos para a peça entram na reta final com a montagem da cenografia, arquibancada e os ajustes na marcação das cenas e coreografias.

Em produção grandiosa, o mais consolidado espetáculo teatral do interior do Estado de São Paulo acontecerá de 26 a 31 de março, sempre às 20 horas, mais uma vez no Complexo Usina Santa Bárbara, no Residencial Dona Margarida, com entrada gratuita.

Segundo o diretor artístico, Otávio Delaneza, os 25 anos do Espetáculo contemplará 31 cenas com prólogo e epílogo, ganhando uma coreografia de abertura grandiosa pelo uso da dança-teatro, tendo como personagens mulheres do mundo todo com seus filhos.

“Algumas passagens bíblicas foram retomadas com novas roupagens como bodas de caná, o nascimento de Jesus e o batismo. Para este ano a cenografia está projetada para trazer dinamismos para as cenas e trocas, além de efeitos especiais e ilusão de ótica serão usados para compor cenas como a da tentação, a ressurreição e ‘grand finale’”, comentou Delaneza.

Sobre a construção do texto dessa edição, o dramaturgo Almir Pugina explicou que foi inspirada na linguagem bíblica dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João - principal fonte de pesquisa e inspiração, com foco nos relatos históricos. Outras fontes históricas serviram de informações para as construções dos diálogos das cenas e definições das passagens que serão encenadas neste ano, segundo Pugina que também atuará no Espetáculo como Sacerdote Anás.

“O texto ainda traz um tributo à mulher-mãe e ao ventre materno. O que me motivou a seguir esse viés é a presença expressiva das mulheres dentro do projeto que sempre nos induz a pesquisar a importância da figura feminina tanto nas Escrituras Sagradas quanto nas Fontes Históricas de modo a dar oportunidade para que estejam como protagonistas nessa encenação. Trazê-las à Luz da histórica passagem de Jesus na Terra também é uma importante função desse Projeto”, explicou.

A 25ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com patrocínio da TRBR e apoio da Indústrias Romi, Supermercados Pague Menos, Tivoli Shopping e Unimed Santa Bárbara Americana, media partner EPTV e Todo Dia.

Exposição

Instalada em frente os restaurantes Coco Bambu e Outback, a exposição “A Paixão em Cenas” ainda pode ser visitada no Tivoli Shopping. A mostra registra as apresentações do Espetáculo Via Crucis, que comemora 25 edições neste ano, e valoriza a história do Município e da arte dentro dele. Enaltecendo ainda os artistas locais, sendo eles fotógrafos, atores, diretores, dramaturgos e figurinistas, bem como o público que mantém o “Via Crucis” em sua trajetória de vida.

A mostra desta edição narrará em fotos o nascimento do Espetáculo Via Crucis, em 1998, consolidando uma história que sensibiliza, renova, emociona e leva à reflexão, sendo um lampejo de encantamento, instigando à contemplação, ao mesmo tempo em que aguça o olhar artístico, reflexivo e curioso do espectador através de imagens de absoluto primor estético.

Após um período no Tivoli Shopping, a “A Paixão em Cenas” deste ano será enviada para os dias de espetáculo no Complexo Usina Santa Bárbara. O Tivoli Shopping está localizado na Rua do Ósmio, 699, no Mollon, e funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo das 11 às 22 horas.

Serviço:

Espetáculo Via Crucis • 25ª edição

De 26 a 31 de março de 2024, sempre às 20 horas

Local: Complexo Usina Santa Bárbara (Rua Aristeo Carlos Pereira, s/nº, Residencial Dona Margarida, Santa Bárbara d’Oeste/SP)

Redes sociais:

Instagram (instagram.com/espetaculoviacrucis)