Alunos dos CIEPs “Dom Eduardo Koaik”, do Planalto do Sol, e “Profª Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti“, do Jardim Europa, receberam nesta semana o projeto “Missão Amazônica: o ser e o existir da população ribeirinha”, com exibição de documentário e mediação sobre o tema.
O objetivo da parceria firmada junto à Secretaria da Educação é que os estudantes possam conhecer a realidade e modo de vida da população ribeirinha, que vive às margens do Rio Negro, na Amazônia. O CIEP “Padre Victório Freguglia” recebe projeto na próxima terça-feira (10).
A apresentação, com tempo aproximado de uma hora, foi realizada com imagens fotográficas, relatos pessoais e um documentário. Após a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o fotógrafo e jornalista barbarense Anderson Junque sobre sua expedição de 22 dias junto ao povo ribeirinho (2022), compartilhando sua experiência e impressões dessa vivência com os estudantes.
O projeto itinerante “Missão Amazônica: o ser e o existir da população ribeirinha” foi elaborado por Anderson Junque e o produtor audioviosual, Josué Silva e iniciado em 2023. Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, o projeto já contemplou 10 escolas públicas, do total de 20 programadas, sendo três municipais, além da apresentação no CEU das Artes aberta ao público, em data a ser definida.