O Projeto “Guri nas Escolas” foi iniciado na Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d'Oeste, sendo incorporado à grade curricular. Na última sexta-feira (15), os alunos dos 5º anos do CIEP “Antonia Fagnolli Furlan”, no bairro 31 de Março, puderam conhecer ritmos, repertórios e instrumentos, vivenciando a música de forma estruturada como atividade complementar. A novidade é fruto de uma ampliação do Guri, antes realizado em um polo, em que os alunos iam até o local. Agora, o projeto é oferecido dentro das escolas, com o objetivo de promover a iniciação musical.
No CIEP, as aulas são oferecidas às sextas-feiras, sendo duas horas pela manhã e duas horas à tarde. Os encontros, com metade da turma, são uma oportunidade para que os alunos tenham uma vivência que proporciona disciplina, concentração, percepção auditiva e encantamento, auxiliando no desenvolvimento integral dos estudantes, inclusive no aprendizado.
“Enquanto uma parte da turma tem a vivência com a música de forma pedagógica, a outra parte da turma têm uma atenção mais aprofundada aos outros conteúdos do currículo em sala de aula. E depois ocorre o inverso, sendo muito positiva essa vivência para eles”, diz a coordenadora da unidade escolar, Márcia Cristina Araújo.
As aulas de música abordam desde a apreciação musical até composição e improvisação, alinhadas às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão.
O “Guri nas Escolas” é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, uma parceria entre as secretarias estaduais da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Educação e gerido pela Santa Marcelina Cultura, via contrato de gestão.
Dentre as habilidades desenvolvidas com o programa estão: memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico; competências que impactam diretamente no desempenho acadêmico dos alunos em outras disciplinas, como matemática e ciências. Também promove benefícios como desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe e do respeito às diferenças.