A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) criou o programa "Passageiro Especial", destinado a proporcionar a portadores de deficiência física, sensorial ou mental, as condições adequadas para evitar o isolamento, incentivando-as a se locomoverem em busca de atividades que possam enriquecer a sua existência. Desta forma a EMTU está ainda cumprindo a legislação que estabeleceu o direito à gratuidade do transporte coletivo para essas pessoas.
De acordo com as regras estabelecidas para o programa, tem direito à isenção tarifária os portadores de deficiência residentes em qualquer uma das três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista e Campinas) que obtiverem a Carteira de Identificação do Passageiro Especial. A carteira poderá ser utilizada gratuitamente em qualquer uma das sessenta e sete cidades que integram as três regiões. Assim, por exemplo, o beneficiário poderá viajar gratuitamente de Santa Bárbara d'Oeste a Campinas ou qualquer outra cidade da Região Metropolitana de Campinas; utilizar-se do metrô e dos trens metropolitanos integrantes do sistema de transporte da Região Metropolitana de São Paulo ou ir de Bertioga a Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista.
Em Santa Bárbara d´Oeste, 210 alunos da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e outros 38 usuários receberam a carteira. "Estamos entregando 248 carteiras que vai possibilitar que essas pessoas e mais um acompanhante possam visitar as 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas e outras cidades.Tenho certeza que isso irá proporcionar momentos de muita alegria", disse o prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, José Maria de Araújo Júnior.
Estiveram presentes o coordenador do Projeto na EMTU, Elias Nosow; coordenador do projeto na RMC, Marco Antonio Castiglieri e o diretor de Marketing da EMTU, Eduardo Borges. Para o coordenador do Projeto na EMTU, Elias Nosow, é importante que as pessoas procurem pelo projeto e possam se beneficiar. "È muito gratificante participar desse projeto e estar aqui hoje fazendo a entrega dessas carteiras. Espero que cada vez mais as pessoas procurem por esse serviço", completou. Os interessados em conseguir a isenção tarifária devem procurar o Centro Médico Municipal, onde é feito o cadastramento e perícia médica.
A cerimônia de entrega das carteiras de passageiro especial contou com a brilhante apresentação do grupo Rodarte e Três Mulheres e uma dança, com coreografia dos alunos e funcionárias da APAE, na música Beatriz e Guardanapo de Papel, de Milton Nascimento. "Nosso país só será justo quando as oportunidades forem iguais para todos. Quero dar meu apoio aos pais que corajosamente encaram a vida junto com seus filhos", concluiu o prefeito Zé Maria.
CIDADES INTEGRANTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS
1 Americana 8 Indaiatuba 15 Santa Bárbara d'Oeste
2 Artur Nogueira 9 Itatiba 16 Santo Antônio da Posse
3 Campinas 10 Jaguariúna 17 Sumaré
4 Cosmópolis 11 Monte-Mor 18 Valinhos
5 Engenheiro Coelho 12 Nova Odessa 19 Vinhedo
6 Holambra 13 Paulínia
7 Hortolândia 14 Pedreira
CIDADES INTEGRANTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
1 Arujá 14 Guararema 27 Ribeirão Pires
2 Barueri 15 Guarulhos 28 Rio Grande da Serra
3 Biritiba - Mirim 16 Itapevi 29 Salesópolis
4 Cajamar 17 Itaquaquecetuba 30 Santa Isabel
5 Caieiras 18 Itapecerica da Serra 31 Santana de Parnaíba
6 Carapicuíba 19 Jandira 32 Santo André
7 Cotia 20 Juquitiba 33 São Bernardo do Campo
8 Diadema 21 Mairiporã 34 São Caetano do Sul
9 Embu 22 Mauá 35 São Lourenço da Serra
10 Embu-Guaçu 23 Mogi das Cruzes 36 São Paulo
11 Ferraz de Vasconcelos 24 Osasco 37 Suzano
12 Francisco Morato 25 Pirapora do Bom Jesus 38 Taboão da Serra
13 Franco da Rocha 26 Poá 39 Vargem Grande Paulista
CIDADES INTEGRANTES DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA
1 Bertioga 4 Cubatão 7 Guarujá
2 Itanhaém 5 Mongaguá 8 Peruíbe
3 Praia Grande 6 Santos 9 São Vicente