As bibliotecas públicas de Santa Bárbara d´Oeste (Maria Aparecida de Almeida Nogueira/Central, Léo Sallum e Caic Irmã Dulce), entrarão em período de férias a partir da segunda-feira (19/12). O retorno às atividades normais será no dia 9 de janeiro de 2006. Neste período, nas unidades do Léo Sallum e Caic, os funcionários farão o balanço anual: conferência do acervo, estatística dos empréstimos, aquisições, entre outros índices. Como os funcionários estarão em trabalho interno, os sócios poderão fazer a devolução de livros, evitando a multa por atraso. Já na unidade central, as devoluções só poderão ser feitas até sábado, 17 ou no retorno, pois os funcionários entrarão em férias coletivas.
Neide Crocomo, Bibliotecária Chefe, responsável peal Biblioteca Central, disse que os munícipes ainda podem fazer empréstimos de livros até o último dia de funcionamento, antes das férias. A data da devolução, nestes casos, será marcada para a partir de janeiro. "Durante todo ano a procura pela biblioteca sempre foi grande, tanto para pesquisas como para empréstimos. Este foi um dos fatores que nos levou a fazer a abertura aos sábados, das 9 horas ao meio-dia (medida estendida para a Léo Sallum), desde agosto último", afirmou. Segundo estimativa, até 500 pessoas passam pela Biblioteca Central diariamente, "alguns leitores, assíduos, têm o costume de passar sempre no mesmo horário".
A coordenadora da Biblioteca do Centro Cultural Léo Sallum, Andréia Teodoro Pinto, disse que foi registrado um movimento fora do normal nas três últimas semanas de novembro. O fator responsável pela maior demanda, foram as pesquisas especiais dos alunos do ensino médio. "Os professores solicitaram trabalhos mais elaborados, para reposição das faltas escolares", contou.
Acervo possui quase 70 mil livros
Somando-se os acervos das três bibliotecas, são quase 70 mil livros, sendo 43 mil na central, 15.500 na Léo Sallum e cerca de 11 mil no Caic. Nas bibliotecas públicas da cidade, estão disponíveis várias obras de diversas categorias: adulto, infantil e pesquisa. Segundo levantamento nas unidades, há sempre uma grande procura pelas obras que figuram nas listas de mais vendidos (Best Sellers).
Neide, da unidade central, admitiu que as indicações e pedidos dos sócios, influenciam a decisão na hora de novas aquisições. "Atualmente dentre os mais procurados, estão O Código Da Vinci, do escritor Dan Brown e todos os livros da série Harry Potter, os quais possuímos até três exemplares", exemplificou. Para o ano que vem já foram feitos pedidos de obras como "Crônicas de Nárnia" e livros da autora Nora Roberts, entre outros. Neide Crocomo também disse alguns projetos poderão ser realizados e outros reativados em 2.006.